Buscar

Você sabe o que é Gestão de Facilities?

Atualizado: Mar 9

O termo vem do inglês facilities management, criado lá na década de 60 nos Estados Unidos para identificar a gestão responsável por unir diversos setores com objetivo de garantir a funcionalidade de uma organização.


Não importa de qual tipo de empresa estamos falando, todas precisam realizar suas operações em um espaço físico, seja ele pequeno ou não. E ter um espaço físico resulta em uma diversidade de fatores que precisam de uma gestão para que funcionem com a qualidade mínima necessária.


Para que a empresa seja produtiva, há necessidade de a organização coordenar recursos humanos, tecnologia, procedimentos e também a infraestrutura desse espaço físico.

Essa demanda de conexão entre diferentes áreas dentro de uma mesma empresa fez com que surgisse o que chamamos de gestão de facilities.

A realização de uma gestão de facilities tem sido um fator relevante no sucesso de muitas organizações.

O que é Gestão de Facilities?

A gestão de facilities busca realizar a gestão de vários setores que são essenciais para o funcionamento da empresa. Essas práticas, normalmente, fazem parte do cotidiano da organização.

Podemos afirmar que as facilities em questão são atividades que levam à melhoria dos processos como um todo.

Como exemplo de facilities podemos citar alguns serviços. São eles:

Limpeza

Se preocupar com a limpeza significa que a empresa tem consciência de que é necessário contar com uma estrutura e ambiente que estejam sempre limpos e organizados.

A limpeza de um ambiente é um fator fundamental para que os colaboradores da empresa se sintam bem e tenham condições de desempenharem suas tarefas.

Além disso, a limpeza da organização garante à empresa uma boa imagem perante o seu público alvo e outros stakeholders.

Manutenção

É muito comum existir problemas em máquinas e em equipamentos de maneira geral seja em uma empresa ou em um prédio.

Você já imaginou quanto prejuízo uma pane elétrica ou a falha de apenas um equipamento pode causar dentro de uma organização?

Além do prejuízo financeiro, muitas vezes esse tipo de falha acaba atrapalhando a produtividade e o fluxo de trabalho dos colaboradores.

Por isso, contar com uma boa estrutura e suporte é fundamental. Nunca se sabe quando algo pode dar errado no sistema operacional utilizado, por exemplo.

E, por esse motivo, é importante contar com o suporte sempre a postos para prestar auxílio quando necessário.

Alimentação

Outra prática de facilities está relacionada aos serviços de alimentação , bem comuns em grandes empresas.

Organizações de maior porte costumam oferecer alimentação dentro da empresa, em refeitórios.

Essa prática costuma garantir satisfação aos funcionários, o que é importante para que os mesmos se sintam bem no ambiente de trabalho.

Além disso, a satisfação dentro da organização interfere positiva e diretamente na produtividade dos colaboradores continue de acordo com o desejado.

Qual a importância da gestão de facilities em um contexto organizacional?

A gestão de facilities é importante no contexto organizacional porque ela pode ser um importante recurso na redução dos custos.


As economias podem ser significativas nos custos fixos da organização e, dessa forma, é possível utilizar os recursos financeiros de outras formas que sejam mais impactantes para a organização como um todo.


Qualquer empresa pode realizar a gestão de facilities. Contudo, quanto maior for a organização, maior será a necessidade de contar com um departamento específico de gerenciamento de facilities.


Isso acontece porque quanto maior for o espaço físico da corporação e quanto maior for o número de pessoas trabalhando em lugar, maiores serão as demandas em torno das facilities.


Entretanto, como já afirmamos, qualquer organização pode, e deve, realizar a gestão de facilities para melhorar os resultados da organização.

A gestão de facilities é um conceito que tem sido muito utilizado no contexto organizacional por trazer impactos significativos nos custos das organizações e ainda interferir de forma positiva na motivação dos colaboradores em geral. Depois de ficar sabendo de todas essas vantagens, você pensa em implementar a gestão de facilities no seu negócio? Fale conosco! Temos a solução ideal para sua empresa.